Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sobrevivente de tremor na Itália diz ter visto amigos mortos na tragédia

'Foi um pesadelo', disse Francesco Morelli, de 17 anos.
Terremoto de 6,2 deixou pelos menos 247 mortos na Itália.

Da Agência Efe
Pescara del Tronto foi uma das cidades atingidas pelo terremoto na região central da Itália  (Foto: Remo Casilli/Reuters)Pescara del Tronto foi uma das cidades atingidas pelo terremoto na região central da Itália (Foto: Remo Casilli/Reuters)
Francesco Morelli, de 17 anos, é um dos sobreviventes do terremoto que devastou sua cidade, Pescara del Tronto, na região central da Itália, e contou emocionado à Agência Efe como viu morrer três amigos na tragédia que atingiu o local na madrugada de quarta-feira (24).
Morelli vive em Roma, mas, como muitas outras pessoas, passa o verão com seus avós no município, localizado em uma região montanhosa do centro italiano.
Tratava-se de um local tranquilo e um verão aprazível até que na quarta-feira a cidade foi reduzida a escombros por um terremoto de magnitude 6,2, que deixou pelo menos 247 mortos e dezenas de desaparecidos.
O jovem, agora em um acampamento para desabrigados em Arquata del Tronto, lembra da noite do desastre: "estava passeando com um grupo de amigos quando, de repente, aconteceu um estrondo e nos encontramos rodeados de poeira e pânico".
Uma vez que a poeira desapareceu, ele percebeu que três de seus amigos, que tinham ficado mais atrás durante o passeio, estavam mortos sob os escombros.
"Quando a poeira baixou, vi gente correndo por todos os lados e meus três amigos mortos", relatou à Agência Efe, enquanto comia um sanduíche distribuído pelos voluntários que auxiliam os desabrigados.
Morelli ainda desconhece de onde tirou a frieza suficiente para enfrentar esta situação, mas afirma que rapidamente começou a ajudar as pessoas que estavam presas.
"Fui com alguns amigos para resgatar e ajudar outras pessoas dentro das casas, buscar pessoas sob os escombros. Havia vazamentos de gás e gente morta em todos os lugares. Foi um pesadelo", rememora.
Apesar da tragédia, esta quinta conseguiu dormir por três horas, interrompidas pela lembrança de sua amiga Arianna, morta no desastre.
Morelli relata ter sonhado com a jovem e por um momento achou que lhe cumprimentava.
"Ela que me cumprimentou, pediu ajuda e me desejou boa noite", relembrou o jovem, que em seguida recebeu um abraço de outro amigo em uma das tendas de campanha em Arquata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário