Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

Farmacêuticos realizam mobilização nacional contra o Aedes aegypti em Natal

 O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realiza, no dia 19 de março, uma grande mobilização em Natal contra o Aedes aegypti. A ação integra a campanha nacional chamada Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, coordenada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O objetivo é levar informações sobre a dengue, chikungunya e zika. Em Natal, a campanha será realizada nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, das 10h às 14h.
Durante a mobilização, farmacêuticos e estudantes estarão também distribuindo material educativo com todas as informações sobre ações de prevenção, sintomas, sinais de alerta e medicamentos. A ideia é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e as farmácias em pontos avançados de ação contra as três doenças.
Os farmacêuticos de todo o país estão orientados a se mobilizar e contribuir com o fornecimento de informações corretas à população sobre prevenção e controle das doenças. Além disso, os profissionais poderão identificar pessoas com sinais e sintomas, encaminhar os casos suspeitos, e prescrever terapias adequadas, quando pertinente, e por meio do acompanhamento de pacientes.
O Conselho Federal de Farmácia está com um hotsite, um folder e um guia de bolso, com informações para a população e para os farmacêuticos sobre as doenças relacionadas ao Aedes aegypti. O material pode ser acessado no site: campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao
Pela proximidade diária que o farmacêutico tem da população, ele desempenha, historicamente, papel fundamental em grandes epidemias. Foi assim, por exemplo, quando a gripe espanhola desembarcou no Brasil, em 1918. A participação dessa categoria foi imprescindível não só no atendimento às vítimas e na pesquisa de alternativas de tratamento, como na definição de políticas públicas para o controle da doença.
No Brasil, são cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias que devem se juntar à campanha de erradicação do mosquito Aedes Aegypti.
Entidades como a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh), a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar), compõem o Comitê Central de organização. Esse grupo elaborou as diretrizes com um cronograma de ações para o desenvolvimento da campanha.

Assessoria de Comunicação CRF-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário