Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Nota – Prevenção e combate a diarreias e vômitos

Diante do crescente número de registros na cidade, a Secretaria de Saúde (SESAU) do município alerta a população para que sejam observadas atitudes básicas na prevenção e no combate a diarreias e vômitos.
É imprescindível que todos os cidadãos tenham atenção redobrada durante esta época do ano, especialmente, lavando as mãos com frequência e buscando evitar o consumo de alimentos de procedência desconhecida.
É importante também estar atento ao abastecimento. Como este não tem sido feito de forma regular pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), é importante proteger, adequadamente, os reservatórios utilizados para armazenagem em domicílio. Á água pode ser facilmente contaminada pelos micróbios causadores das diarreias.
Entre as principais manifestações da doença estão: aumento da quantidade de evacuações, mal-estar, náusea, vômitos, febre, dor abdominal e desidratação. Em alguns casos, poderá existir a presença de muco e sangue nas fezes.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, as ocorrências de diarreia tendem a crescer neste período em função do aumento do consumo de bebidas e alimentos contaminados, contato com água imprópria e aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitas que causam a doença.
Em geral, os agentes causadores da diarreia são transmitidos devido ao preparo e acondicionamento incorreto de alimentos, ao consumo de bebidas (água, sucos, gelo) de procedência duvidosa e à ausência de cuidados com a higiene pessoal.
Assim, vale destacar algumas recomendações para prevenir o aparecimento de doenças diarreicas, tais como:
* Beber sempre água potável. Se necessário, fervê-la antes de consumi-la;
* Ter cuidado com a água utilizada no preparo da alimentação, principalmente das crianças menores de um ano;
* Lavar bem as mãos antes de preparar a comida;
* Lavar todos os utensílios e as superfícies que tenham contato com alimentos;
* Guardar os alimentos em recipientes bem fechados;
* Higienizar os alimentos crus antes do consumo, com água potável e hipoclorito de sódio;
* Limpar a caixa d'água e outros depósitos utilizados para armazenamento com hipoclorito de sódio;
* Preparar alimentos cozidos imediatamente antes do consumo e mantê-los em temperatura quente. Guardar as sobras na geladeira e reaquecê-las antes do próximo consumo;
* Manter lanches em recipientes bem tampados e abrigados do sol. Observar se o alimento necessita de refrigeração;

Nenhum comentário:

Postar um comentário