Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Mais dois presos são achados mortos na Cadeia Pública de Natal

Corpos foram achados nesta segunda (5). Ambos dormiam na mesma cela.
Também nesta madrugada, dois presos foram mortos no Pereirão, em Caicó.

Anderson Barbosa Do G1 RN
PM entrou na cadeia pública de Natal na tarde desta quarta-feira (18) (Foto: Wendell Jefferson/G1)Cadeia Pública de Natal (Foto: Wendell Jefferson/G1)
Dois detentos foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (5) no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, também conhecido como Cadeia Pública de Natal. A unidade fica na Zona Norte da capital potiguar. Os corpos foram identificados como Edson Nascimento da Costa e Alexsandro Ferreira de Freitas. Na madrugada, dois presos foram mortos a facadas dentro da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, que fica na cidade de Caicó, na região Seridó do estado.
Desde agosto, quando facções rivais passaram a se confrontar dentro dos presídios do estado, pelo menos oito presos foram assassinados. A Polícia Civil ainda investiga outros dois casos, também em Natal, nos quais detentos foram encontrados enforcados. A suspeita é de que, nos dois casos, as vítimas não teriam se suicidado.
Diretora da Cadeia Pública de Natal, a agente penitenciária Dinorá Simas disse ao G1 que somente a perícia poderá atestar a causa da morte dos dois presos achados mortos nesta manhã. "Os dois, inclusive, dividiam a mesma cela", ressaltou.
Ainda de acordo com a diretora, os corpos foram encontrados dependurados em lençóis amarrados no alto das grades que ficam na escadaria que dá acesso ao Pavilhão B, que fica no primeiro andar do presídio.
Penitenciária de Caicó, o 'Pereirão' (Foto: Sidney Silva)Penitenciária de Caicó, o 'Pereirão'
(Foto: Sidney Silva)
Em Caicó
No Pereirão, dois presos foram mortos na madrugada vítimas da rivalidade entre facções criminosas. O agente penitenciário Edinaldo Farias, que é vice-diretor do presídio, contou ao G1 que presos do Pavilhão C quebraram a parede da triagem usando a grade de uma cela, invadiram o prédio e mataram dois internos usando facas artesanais. “Os presos que foram assassinados chegaram aqui na semana passada dizendo que eram de uma facção criminosa. Nós já tínhamos conseguido a transferência deles justamente para esta segunda-feira. Mas, infelizmente, aconteceu isso”, disse Edinaldo. Foram mortos José Fagner Tibúrcio, de 32 anos, e Sairo Luan Leite, de 21.

Mortes
A primeira briga entre as facções rivais aconteceu no dia 16 de agosto, quando quatro detentos foram mortos na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do estado. Foram assassinados a facadas Antônio Edigleidson de Souza, o Ceará, de 27 anos; Genilson Bezerra de Oliveira, mais conhecido como Assuzinho ou Quinho, de 36 anos; Gledstone Clementino Araújo, chamado de Jacaré, de 36 anos; e João Paulo Silva Dias, o JP, de 38 anos.
Dois dias depois, um preso foi morto no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. A vítima foi identificada como Emerson Santos da Luz, de 28 anos, mais conhecido como 'Índio'.
Policiais militares e agentes penitenciários retomaram o controle da Cadeia Pública de Caraúbas (Foto: Divulgação/PM)Policiais militares e agentes penitenciários retomaram o controle em Caraúbas (Foto: Divulgação/PM)
Já na manhã do dia 24 de agosto, no próprio Pereirão, em Caicó, um interno também foi assassinado. Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos, era natural da cidade de Serra Caiada.
A polícia ainda investiga a possibilidade de outros dois detentos terem sido assassinados em razão dos conflitos. Também no dia 24 de agosto, um preso identificado como Cassiano Henrique Galvão, de 21 anos, foi encontrado enforcado dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal. No dia seguinte, o presidiário Denison Barbosa de Oliveira, de 27 anos, foi encontrado morto em uma das nove celas do primeiro andar do Centro de Detenção Provisória do Potengi, também na Zona Norte da capital potiguar. E ele foi encontrado enforcado com um lençol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário