Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cabo Jeoás denuncia: policiais são convocados do interior para fazer policiamento na capital sem estrutura adequada

Fonte: PortalBO
Aproximadamente 140 policiais do policiamento especializado em assalto a banco, sequestro e ocorrências mais graves foram deslocados do interior do estado, em aproximadamente 20 viaturas e veículos próprios para realizar o policiamento de um jogo de futebol na noite desta quarta-feira (22) em Natal. Sob o argumento da realização de curso de padronização de procedimentos neste tipo de policiamento a PM convocou os policiais especializados. No entanto, segundo informações dos participantes, ao chegarem a Natal o “curso de padronização” não foi nada mais que uma palestra.
Além disso, os policiais que saíram de suas unidades ainda de madrugada chegaram à capital pela manhã, quando foram recebidos com um café que era uma fatia de bolo com refrigerante. As quentinhas do almoço chegaram somente às 14 horas e o jantar foi um salgado com refrigerante. Os mesmos também não tiveram descanso necessário para a realização de um policiamento adequado, sendo oferecido apenas um banheiro com um chuveiro para cerca de 140 policiais.  Muitos ficaram ao relento na quadra do Quartel como mostram as imagens. Outro problema enfrentado foi o deslocamento em um ônibus superlotado infringindo até a legislação de trânsito e amontoando esses profissionais que iriam logo em seguida realizar um policiamento especializado.
Ao terminar o jogo no Estádio Frasqueirão, receberam a ordem para reforçarem o policiamento no Arena das Dunas em uma partida que começou às 22 horas. A determinação gerou descontentamento e a resistência resultou no cancelamento da ordem, sendo em seguida liberados.
O retorno dos policiais imediatamente após o serviço também colocou suas vidas e de outros em perigo já que alguns chegaram a percorrer mais de 400 km para retornar às suas localidades.
Os policiais ainda alegam que os rumores é que serão utilizados frequentemente nesse tipo de policiamento.
Somos completamente favoráveis à capacitação sistemática, regular e continuada, mas temos convicção que com as atuais tecnologias disponíveis não é mais necessário o deslocamento desses policiais de suas unidades para a capital, deixando cidades desguarnecidas e colocando esses profissionais em situação desumana e de risco. Esses cursos podem e devem ser feitos a distância coordenados pelos comandantes locais e se houver a necessidade de um curso mais qualificado, é mais fácil e menos oneroso o deslocamento do instrutor que de uma turma.
Entendemos que para a composição de um policiamento específico para os jogos na capital ou nas grandes cidades do interior, o ideal é que sejam treinados e utilizados policiais que desempenham suas atividades na própria cidade.
Ao ser procurado por nossa assessoria, o Comando Geral informou que a ação não será rotineira e se deveu em virtude de ter ocorrido dois grandes jogos ao mesmo tempo. Como a previsão é que não aconteçam duas partidas de considerável relevância até o término deste ano, a possibilidade que a convocação venha a ocorrer novamente é muito baixa.
 
Sobre o autor
Cabo Jeoás
Cabo Jeoás é Policial Militar do RN e Bacharel em Direito. Foi Presidente da Associação de Cabo e Soldados do RN, Vice-Presidente Nacional da Associação Nacional de Praças. Liderou diversos Movimentos reivindicatórios em prol das lutas dos policiais militares. Exerce o mandato de Vereador de Natal pelo PCdoB, tendo como bandeiras a segurança pública, politicas de inclusão social, geração de emprego e renda.

Um comentário: