Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PM do Rio de Janeiro registra mais de 100 mortes de policiais este ano

Entre segunda e quarta, dois PMs foram mortos no Rio
A Polícia Militar do Rio de Janeiro registrou 102 mortes de agentes entre janeiro e novembro de 2014 no Estado. Segundo dados fornecidos pela assessoria da corporação, 17 foram mortos em serviço este ano, até a quarta-feira (26). Outros 85 foram mortos em folga. Em 2013, foram 18 agentes mortos em serviço. Ao todo, foram 129 mortos no ano passado.
Nesta semana, oito PMs foram baleados, sendo que dois deles morreram. O primeiro caso aconteceun na segunda-feira (24). O corpo do policial militar Ryan Procópio foi encontrado na noite de segunda-feira (24) no porta-malas do carro dele com sinais de tortura. Segundo a perícia, cinco tiros atingiram o soldado. Ele estava de folga no momento em que foi sequestrado por criminosos próximo à Vila Aliança, comunidade dominada pelo tráfico de drogas na zona oeste do Rio.
O PM não teria reagido à abordagem, já que segundo familiares, Ryan só andava armado quando estava trabalhando. O assassinato brutal aos 23 anos de idade chocou os amigos da vítima.
O soldado estava havia menos de um ano na PM. Era filho de um sargento e irmão de um tenente do Bope (Batalhão de Operações Especiais). A investigação vai refazer agora os últimos passos da vítima. Veja o vídeo:
Na noite de terça-feira (25), outro PM ficou ferido após ser atacado a tiros por criminosos durante uma ronda na rua do Livramento, na Gamboa, zona portuária da cidade. O militar foi levado para o HCPM (Hospital Central da Polícia Militar).
PM morreu após ser baleado em viatura na avenida BrasilRede Record
Na madruga de quarta-feira (26), o soldado Anderson Senna Freire, lotado no batalhão de Irajá (41º BPM), morreu e um colega, o soldado Bruno de Moraes, ficou ferido ao serem atacados por criminosos, em Guadalupe, próximo à avenida Brasil, na zona norte.
De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 0h30, quando a viatura seguia pela rua Luis Coutinho Cavalcanti, esquina com a avenida Brasil, no sentido centro da cidade. Os PMs se depararam com homens armados, que atiraram na direção da viatura. Veja o vídeo abaixo.
Pela manhã, dois policiais ficaram feridos na Leopoldina, região central da cidade, em um tiroteio com criminosos após um deles, à paisana, reagir a uma tentativa de assalto. Um pedestre, que estava em um ponto de ônibus na região, foi atingido por uma bala perdida e morreu no local.
No início da tarde, um policial militar do batalhão de São Cristóvão (4º BPM) foi baleado em uma tentativa de assalto, no Méier, zona norte do Rio, e levado em estado grave para o HCPM.
Também na tarde de quarta, um PM foi baleado em Niterói, região metropolitana no Rio. Segundo a PM, o agente, lotado no batalhão do município (12º BPM), estava em um confronto com traficantes da comunidade da Grota, no Largo da Batalha, quando foi atingido por um disparo na perna. O agente foi socorrido e levado ao Hospital Azevedo Lima e seu estado de saúde era estável até às 18h30 de quarta.
Número de PMs feridos continua alto
Dados fornecidos pela Polícia Militar apontam que em 2013, 354 PMs foram feridos em serviço, enquanto em 2014, 334 se feriram até o mês de novembro. Segundo a assessoria, os números são referentes a qualquer tipo de ferimento, inclusive por armas de fogo, mas a corporação não enviou o número especificado de baleados. Já os ferimentos em folga, foram 279 em 2013 e 232 entrem janeiro e novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário