Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FACEP PROPORCIONA AOS APENADOS DO PRESIDIO DE PAU DOS FERROS CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA GRATUITO



O objetivo da iniciativa é a ressocialização dos apenados e a recolocação destes no mercado de trabalho


O projeto de extensão Ressocialização e Dignidade, do curso de Direito da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, atua junto aos apenados do regime semiaberto e aberto do presídio de Pau dos Ferros dar mais um passo em benefício de promover a ressocialização e o reingresso dos detentos na sociedade. O projeto é coordenado pelo Professor Franciclaudio Nato em conjunto com os alunos do 8º período de Direito Yasmim Ribeiro e Elano Gomes,
Além das ações de assistência judiciária gratuita, o projeto busca parcerias com a sociedade civil organizada no intuito de promover a capacitação de alguns detentos, dando-lhes a possibilidade de ingressar em uma profissão que proporcione ou amenize o impacto social do seu reingresso no convívio familiar e público.
De início o projeto visava apenas a assessoria jurídica, mas aos poucos os seus organizadores foram observando que era preciso fazer mais; era necessário envolver os poderes legalmente constituídos e a sociedade de um modo geral, com vistas a proporcionar ações que promovessem um regresso com mais dignidade e menos preconceito.
Os organizadores do projeto já estiveram na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, onde protocolaram junto aos parlamentares um projeto de lei que visa conceder benefícios fiscais a empresas que incorporem os apenados no seu quadro de pessoal. Outra parceria que foi buscada foi com o CDL, que na pessoa do seu presidente, afirmou que buscará os meios possíveis para levar os objetivos do projeto ressocialização e dignidade aos empresários ligados a instituição.
O próximo passo já foi dado. É uma parceria entre a FACEP – Projeto de Extensão Ressocialização e Dignidade e a Eletrônica Andrade, conceituada empresa prestadora de serviços e vendas de eletroeletrônicos localizada na cidade de Pau dos Ferros. O objetivo dessa parceria, visa a oferta de um mini curso de capacitação técnica em concertos de aparelhos eletroeletrônicos no intuito de incentivar os apenados no ingresso de uma profissão nova e promissora.  Nessa parceria também está a Escola Estadual José Fernandes de Melo, na pessoa do seu diretor o professor Carlos Antônio Guerra Gomes que irá ceder a sala de aula para que o curso seja ministrado.
A eletrônica Andrade e a FACEP fecharão a parceria que irá beneficiar os apenados do regime semiaberto e aberto. O pensamento dos que fazem o projeto Ressocialização e Dignidade, bem como da FACEP e agora da Eletrônica Andrade é a preocupação para que estes apenados não voltem a delinquir, sendo esta responsabilidade é de toda a sociedade, uma vez que eles retornarão ao convívio social e para isto precisam estar aptos a enfrentar as adversidades e o preconceito de parte da sociedade.
“Ressocializar com Dignidade é obrigação de toda a sociedade, afinal, os regressos passarão a conviver com todos nós e precisamos ter em mente que os mesmo já cumpriram ou estão cumprindo as penas impostas pelo legislador em face dos seus atos ilícitos praticados.”
É objetivo do projeto e da Faculdade Evolução Alto potiguar, prosseguir com essas ações, ingressando alunos de outros cursos como Psicologia e Administração, permitindo a ampliação das ações realizadas pelo Projeto Ressocialização e Dignidade junto aos apenados do sistema aberto e semiaberto, bem como de quaisquer parcelas vulneráveis da comunidade, com vistas a reduzir as desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário