Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Governadora visita novos poços em Areia Branca e Serra do Mel




 
A Governadora Rosalba Ciarlini visitou, na tarde desta sexta-feira (26), dois novos poços instalados para o reforçar o abastecimento de água nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel. A Chefe do Executivo estava acompanhada do Diretor-Presidente da EMATER, Marco Aurélio, e do Gerente Regional da Caern, Nehilton Barreto.
 
Em Areia Branca, o novo poço fica localizado na Comunidade Upanema e tem vazão de 250 mil litros de água por hora. O dobro do poço que atualmente é utilizado para o abastecimento da cidade. A visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Sandro Góis, que ouviu da Governadora os próximos passos para levar água aos locais mais distantes.
 
Para fazer a distribuição da água a Caern irá licitar a construção de uma adutora que vai levar água até o reservatório elevado da cidade. "Essa adutora vai se interligar a rede de água que já existe no município, investimento de R$ 1,7 milhão do Estado, com ramificação para comunidade rural Pedrinhas, assim como outros lugares Areia Branca, hoje destaque para área de energia eólica, poderá continuar crescendo e se desenvolvendo”, declarou a Governadora.
 
Serra do Mel
 
Em Serra do Mel, a Chefe do Executivo visitou, acompanhada do Prefeito Fábio Bezerra, o novo um poço em fase de testes na comunidade rural Rio de Janeiro. Nesse caso o investimento do Governo do Estado, através da Caern, foi de R$ 830 mil para reativar o poço utilizando trabalho de sonda para desobstrução, limpeza e ativação.
 
Com uma produção de 60 mil litros de água por hora, o poço atenderá, a princípio, as vilas Rio de Janeiro e Minas Gerais. A vazão alcançada pelo poço é suficiente para atender mais três vilas, sendo responsável por garantir incremento de 50% da produção de água de Serra do Mel.
 
“Esse era um compromisso que tínhamos com Serra do Mel e agora estamos colocando esse poço em funcionamento que já atende duas comunidades, mas em breve poderá chegar a outras”, esclareceu a Governadora.
 
Além da reativação do poço, foi construída a casa de bomba e providenciada uma adutora de 200 milímetros até a Vila Rio de Janeiro.
 
Como o equipamento está sendo incorporado a administração da Caern todos os beneficiados pela água estarão enquadrados na categoria de clientes, portanto, com os mesmos direitos e deveres dos demais usuários o que inclui o pagamento da tarifa de água.

O sistema de abastecimento da Serra do Mel inclui ainda um poço na Vila Alagoas com uma vazão de 30 mil litros de água por hora e o poço da Vila Mato Grosso com uma vazão de 40 mil litros de água por hora. A Adutora Jerônimo Rosado contribui com 60 mil litros de água.
 
Fotos: Ivanizio Ramos
 
INFORMAÇÃO À IMPRENSA:
Assecom/RN: (84) 3232-5204/5152

Nenhum comentário:

Postar um comentário