Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste dia 22 de abril




A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é  um  problema  de saúde  pública  no  Brasil.  Esta patologia  pode  levar  a  complicações  graves  e  ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as  complicações da infecção viral, como crianças  menores de  5  anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos  ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.
A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
Em 2014, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Em Pau dos Ferros, assim como em todo o Brasil, estarão sendo realizadas as imunizações no período de 22 de abril a 09 de maio de 2014, sendo 26 de abril, o dia de mobilização nacional.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados  os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5  anos  de  idade  (4  anos, 11 meses e 29  dias),  as  gestantes,  as  puérperas  (até  45 dias  após  o parto),  os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a  população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário