Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura garante qualidade da carne vendida no açougue de Pau dos Ferros



“A carne que é comercializada no Açougue de Pau dos Ferros, tem qualidade e procedência”, foi a afirmação do Secretário de Desenvolvimento Rural de Pau dos Ferros, Luiz Antônio Rego.
Para ter esta certeza, o Secretário esclarece que passaram a ser cumpridas uma série de leis e normas técnicas na rotina dos abates dos animais no Matadouro Público, também em Pau dos Ferros.
Segundo o Secretário, uma das primeiras medidas, foi a exigência da Guia de Trânsito Animal – GTA, para todos os animais. Este é um documento que certifica a origem e a completa saúde do animal a ser abatido, sejam bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
Este documento garante esta origem, pois apenas a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o IDIARN e a EMATER estão aptos a emitirem e tornar o abate e comercialização possível. “Com o GTA, temos a certeza que o animal foi vacinado e cumpriu todas as regras para que possa ser levado ao consumidor”, comentou o Secretário.
Ao longo dos últimos meses, diversas reuniões foram realizadas para que a rotina fosse seguida dentro do Abatedouro e Matadouro Público. “Apesar de uma pequena resistência inicial, superamos este ponto e hoje temos a certeza que tudo acontece dentro das exigências previstas”, complementou Luiz Antônio.
O Secretário finalizou afirmando que esta rotina que foi estabelecida dentro do Matadouro atende as regras e são periodicamente fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura, Conselho Regional de Medicina Veterinária, além do próprio IDIARN, desta forma, configurando medidas de promoção da saúde pública.

Um comentário: