Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cansado de esperar por atendimento pelo SUS, idoso faz própria cirurgia


A falta de atendimento levou um paciente do Paraná a tomar uma medida extrema. Cansado de esperar e sem suportar as dores, um idoso de 84 anos fez uma cirurgia improvisada nele mesmo. O aposentado sofre há dez anos com uma hérnia no abdômen.

A primeira cirurgia que ele fez para retirada da hérnia foi em 2008. Já naquela época, ele teve que recorrer à Câmara de Vereadores para conseguir fazer o procedimento cirúrgico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Desta vez, depois de dois meses de espera, o aposentado Orlando Vaz não suportou a dor e decidiu fazer a cirurgia sozinho em casa.

— Eu tomei banho e aí saiu aquela sujeira, né. Dois anos se batendo pra baixo, pra cima, aí eu resolvi eu mesmo fazer

A cirurgia improvisada foi feita em segredo há oito meses em casa.

A Secretaria de Saúde informou que só vai se pronunciar sobre o caso depois de apurar o por quê da demora para atender o aposentado.

O diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, disse que o paciente nem mesmo foi encaminhado para fazer a cirurgia eletiva.

O aposentado tinha uma hérnia no abdômen e, durante o procedimento que fez em casa, retirou apenas a inflamação. Ele ainda precisa de cirurgia, no entanto, ainda não há previsão de quando ela será realizada.

Na região de Cascavel, 6.000 pessoas estão na fila à espera de diferentes tipos de cirurgia.

Do R7/ Uzl em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário