Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Padre Claudenis concede entrevista ao blog Interação e Informação falando do seu afastamento da Igreja


O Padre CLAUDÊNIS que é filho natural da cidade de Portalegre e hoje reside em Marcelino Vieira recebeu o e mail do Blog Interação e informação na sua residência na Cidade de Marcelino vieira para falar de sua decisão ao deixar a Batina acompanha a entrevista completa .

ENTREVISTA COM EX-PADRE–CLAUDÊNIS


POR QUE A DECISÃO DE SE TORNAR PADRE?
R. Através da experiência e da oportunidade que eu tive aos 14 anos na Igreja, participando os atos religiosos como: grupo de jovens, missas e acompanhando o padre nas capelas; isso me inspirou e me incentivou a tomar gosto pelas coisas de Deus, a partir daí tive vontade de fazer meus estudo em Mossoró no Seminário Santa Terezinha e depois Filosofia e Teologia em João Pessoa, PB. A partir dessa etapa fui saboreando as coisas de Deus e aprendendo a estudar a Bíblia e aplica-la na vida. Tudo isso me ajudou a tomar uma decisão SER padre.

POR QUE VOCÊ ABANDONOU A BATINA?
R. Não fui eu que abandonei a batina, mas a Diocese de Mossoró me afastou do meu ministério; até hoje sem nenhuma explicação vivo isolado/afastado das atividades da Diocese por determinação do Ordinário Local . Mas mesmo assim eu continuo com a minha postura e personalidade de Padre ou ex-padre com queiram me chamar; só tenho a dizer que serei sempre padre na terra, no céu e no inferno.

VOCÊ DEIXOU SUA MARCA NA IGREJA E NA CIDADE DE MARCELINO VIEIRA?
R. Sim. Acredito que 2009 a 2012 foram anos importantes e suficientes para deixar sim algum legado na comunidade; sem contar as boas amizades e liderança; eu sou consciente do meu trabalho executado que foi sempre com responsabilidade e humildade. Procurei exercer meu ministério na teoria e na prática sempre visando a verdade e a justiça, de modo especial fiquei e estou ao lado dos pobres e injustiçados; tenho motivos para registrar o meu trabalho nessa comunidade de Marcelino Vieira e Tenente Ananias, pois, foi para isso que estudamos e é para isso que somos igreja para atuar, anunciar e denunciar; Fico desconfiado e indignado quando um religioso não assume essas características no seu ministério que é do ANÚNCIO E DENUNCIA. Considero esses dois elementos como sinais do profetismo e da missão de Jesus Cristo.

VOCÊ PODERIA FALA UM POUCO DA SUA CAMINHA NA IGREJA CATÓLICA O QUE CONCORDA E SE TEM ALGUMA COISA NA IGREJA QUE NÃO CONCORDA?
R. Eu sempre acreditei (acredito) nos dogmas da igreja e fui obediente as regras da mesma, sei que a pregação da palavra é o elemento mais importante, pois é por ela que condicionamos os cristãos ao conhecimento e a libertação/salvação; Discordo totalmente quando ela separa essa pregação da vida do povo, ou seja, quando pregamos a verdade, é claro que temos de olharmos a realidade com os olhos da fé/caridade, mas também um olhar de justiça, de moral e de conscientização; não se pode pregar o evangelho e deixar a comunidade abandonada e sendo escravizada pelos corruptos da comunidade. Por isso, eu não concordo com essa atitude da igreja de ficar imune de uma situação tão clara, principalmente em cidade pequena; se existem injustiça a igreja tem a missão e o dever de interferir no intuito de combater e construir uma sociedade justa e igualitária.

QUANDO FOI QUE COMEÇOU A PERCEBER QUE TODA A SUA VIDA E CRENÇA PRECISAVAM SER REVISTAS? 
R.Desde que comecei a cursar Filosofia e Teologia, ou seja, a partir de 2000 a 2005 eu já sentia e percebia que era preciso que eu atuasse na sociedade e procurasse instaurar um jeito novo de evangelizar sem se alienar ou deixar ser extorquido pelas ideologias e o sensacionalismo da sociedade; então a própria filosofia foi iluminando a minha mente e por vez a palavra de Deus me reorientando que é necessário pisar em terra boa, firme para que se possa dar bons passos e ajudar os povos a viverem com dignidade e alegria sempre tendo em vista o direito e a dignidade. Daí eu pensei não? Não nascemos apenas para rezar, a igreja não deve ser uma igreja de culto, somente culto mas de ORA – ÇÃO. Uma igreja ação e eu sou parte, ou seja, um sinal dessa igreja, então tenho de rever a minha crença, a minha igreja e decidir não podemos ficar alheios ou em cima do mudo. Aos poucos veio crescendo e crescendo esse desejo de atuar de forma efetiva na vida da comunidade.

VOCÊ DESEJA VOLTAR A MORAR NA CIDADE DE PORTALEGRE SUA TERRA NATAL?
R. Não. Nem me preocupo em questão de morar em terra natal. Meu objetivo é lutar pelas causas dos pobres e ao mesmo tempo fazer comunhão com os mesmos; então essa questão ai é muito relativo; depois não vejo motivos de morar em minha terra natal se praticamente estou bem pertinho dela e minha vocação o meu pensamento é viver aonde me sinto na condição de corresponder melhor a vontade de Deus; então acredito e sinto que Marcelino Vieira é a cidade abençoada e iluminada para esse trabalho que devo fazer que é de ajudar as pessoas a saírem do comodismo e buscarem seus direitos em todos os aspectos; Marcelino Vieira sofre muito com os desmandos dos políticos do passado e do presente, no entanto é preciso e urgente um trabalho de conscientização muito forte sobre POLITICAS PUBLICAS aqui nessa pacata cidade; diria, que aqui ainda vivem um povo despolitizado e ate carente; sinto que faltá alguém que ajude ao povo a lutar , gritar, e buscar os direitos para que assim cada um tenham vida e vida em abundância, como o próprio Jesus diz na Bíblia. A minha intenção é morar e insraurar um “REINO NOVO”, LIBERTAR a partir do exemplo de Jesus libertar esse povo sofrido das mãos do Faraó. Deus é quem nos guia, Deus é quem me dar coragem para abraçar este projeto e colocar em pratica com muita paciência, fé e esperança. Acredito que a minha estadia aqui não é para salvar a cidade, mas para iluminá-la e fortalecê-la para que ninguém seja devorado pelo lobo que ataca a todo momento sem pena e sem dor, desviando os recursos públicos que deveriam serem investido na saúde, educação etc; aqui o poder brinca de ser prefeito, sem escrúpulos, é como se os recursos públicos saíssem dos bolsos desse fariseu, não, não é bem assim. Vamos acordar Marcelino Vieira e já estamos acordando e grandes passos já foram dados. Tenho certeza que dias melhores virão com Fé e Deus e com a força do povo sofrido desta Terra do Glorioso Santo Antônio de Lisboa. Que Deus olhe por nós.

É VERDADE QUE EXISTE MUITA GENTE DE MARCELINO VIEIRA QUE DESEJA VÊ-LO COMANDANDO A ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE?
R. Já ouvi alguns comentários, mas acredito que ainda é cedo para falar sobre este assunto. O tempo sem dúvida irá trazer uma resposta e não serei eu quem direi mas o povo.
SE VOCÊ FOSSE O ADMINISTRADOR, COMO PODERIA AJUDAR A RESOLVER OS PROBLEMAS DE MARCELINO VIEIRA?
R.Não sei te responder por que existem grandes problemas na nossa cidade, em um grau elevadíssimo que dois mandatos seriam suficientes para se poderem equilibrar os problemas da mesma.

É VERDADE QUE VOCÊ DEIXOU A BATINA PARA SE CASAR E CONSTITUIR FAMÍLIA?
R.Não. Eu nem penso em constituir família; nem sei como é que surgiu uma história dessa, nem tenho intenção.

VOCÊ É UM HOMEM POLÍTICO?
R. Sim sempre fui, sempre gostei desse homem político e estou aprendendo a cada dia a ser um bom político por que quando você exerce sua cidadania você é um bom político.

NOS DEBATES ENTRE PROTESTANTES E CATÓLICOS É FREQÜENTE TOCAR NO ASSUNTO “IDOLATRIA”. QUANDO O SR ERA PADRE, COMO RESPONDIA OU SE COMPORTAVA DIANTE DO ASSUNTO?
R. Sem resposta...

E HOJE, O QUE TEM A DIZER SOBRE “IDOLATRIA”? 
R. Sem Resposta....

DA SUA CIDADE NATAL PORTALEGRE O QUER TEM A DIZER O SER DIZ DO PADRE DARIO E QUE TEM FEITO PELA AQUELA
R. Não quero resposta..

PARA CONCLUI DESSE UMA MENSAGEM AO POVO DE MARCELINO VIEIRA?
Marcelino Vieira diante de tudo que esta acontecendo deixo a minha mensagem de gratidão a todos; Jesus disse e nos ensina: Nunca devemos pagar o mal com o mal, mas com o bem. Foi isso que eu aprendi com Jesus e vou carregar pelo resto da minha vida. Ao povo de Marcelino Vieira quero dizer que estou simplesmente morando aqui por decisão daquele que esta a cima da nossa cabeça: Deus. Ele tem um propósito para mim e para cada um de vocês acreditem. Vamos lutar Por que Deus quer que tenhamos vida e a tenhamos em abundância. A LUTA ESTA APENAS COMEÇANDO. Contem comigo e com a força de Jesus combateremos o mal!
O dia mais importante não é quando conhecemos as pessoas mas sim o momento em que elas passam a existir dentro de nós.
FOI UM PRAZER ENORME FALAR COM O SENHOR, E QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE! Obrigado

FONTE: Blog Interação e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário