Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Prefeito entrega documento ao Presidente da Câmara Federal, fruto de Audiência Pública sobre os efeitos da seca, realizada na Câmara de Pau dos Ferros

Baixe Prefeito.jpg (73,9 KB)
O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, esteve em audiência na Presidência da Câmara dos Deputados, na tarde dessa quarta-feira (10), em Brasília.
“Como primeiro ponto, passei pras mãos do Presidente Henrique Alves, representante legítimo de toda bancada federal, o Requerimento feito pela Comissão de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, fruto de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pau dos Ferros”, escreveu o chefe do executivo em sua Página do Facebook.
A Audiência Pública sobre a estiagem e seca, proposta pelos vereadores pau-ferrenses, foi realizada no dia 03 de Abril, no Plenário desta Casa Legislativa.
“A realização da audiência tinha como objetivo buscar soluções imediatas para resolver o problema do pouco abastecimento, pois a qualidade que a água chega às casas é péssima” disse Tercia Batalha (PSB), autora da solicitação da audiência.
Naquela oportunidade, o diretor do DNOCS, Dr. Fausto Magalhães, enfatizou que, além de abastecer cidades vizinhas, a alta temperatura, ventos constantes e o consumo acima do que deveria, são fatores que contribuíram para o rápido esvaziamento da Barragem Pública de Pau dos Ferros; que tem apenas 9 milhos m³, dos 54 milhões m³..
Já o Chefe Regional da CAERN, Djalma Neres, que representou o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rêgo, disse que a quantidade e a qualidade atual da barragem são preocupantes. “Estamos fazendo ações preventivas, distribuindo panfletos informativos à população para informar os presentes problemas da água no município” disse.
“A CAERN bombeia 500 mil litros de água por hora”, destacou o Engenheiro Civil da empresa, Anderson Araújo; lembrando que, em algum momento, não haverá mais possibilidade de distribuir água para a população.
Para finalizar a Audiência Pública, foi formada a então Comissão de Enfrentamento aos Efeitos da Seca com representantes da Prefeitura, Câmara, CDL, CAERN, ROTARY CLUBE, UERN, SEMARH, DNOCS, LOJAS MAÇÔNICAS e EMATER.
“O requerimento feito pela comissão pede esforços no sentido de implantar, o mais rápido possível, a Adutora Expressa que trará água da barragem de Santa Cruz-Apodi para Pau dos Ferros e poços tubulares na Zona Rural e em principais Instituições Públicas”, finalizou o Prefeito, Fabrício Torquato; que entregou o mesmo documento ao Governo do Estado, através do Secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, e ao Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário