Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pau dos Ferros/RN: SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência),



A população do Alto oeste em especial a pauferrense precisa saber que temos um atendimento de urgencia e emergencia que está sobe a atenção e encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), e dependendo da situação auxilio do Resgate do Corpo de Bombeiros Militar. Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.
Então, cidadões não há mais necessidade de ligar para a Policia Militar quando precisar de atendimento chamado de auxilio ao publico e sim para o SAMU(192) ou Bombeiros Militares(193).

Um comentário:

  1. Sou PMRN, trabalho da Rádio Patrulha e a realidade é totalmente diferente. O socorro QUASE sempre é feito pela Polícia Militar, mesmo sem veículo apropriado. O fato é que quando a gente liga para quem é de direito eles sempre inventam uma desculpa para não ir. Fiquei revoltado no dia 18- 02- 2013 ás 18:50 quando ligamos para os Bombeiros pedindo auxílio, pois havia uma mulher caída e desmaiada as margens da Av. Independência e debaixo de chuva, eles informaram que eram com o SAMU, ligamos para o SAMU que por sua vez informou que não atendia este tipo de ocorrência, pois a mulher PROVAVELMENTE PODERIA estar só embriagada. Com muita dificuldade e debaixo de CHUVA colocamos a mulher em péssima posição numa VTR Pálio e levamos até o Hospital Regional de Pau dos Ferros. Moral da história "QUEM TÁ NA CHUVA É PRA SE MOLHAR, QUEM TÁ NO AR É PRA RELAXAR"

    ResponderExcluir