Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pesquisa mostra que maconha torna a dor mais suportável.

Pesquisa mostra que droga não reduz o desconforto, só anestesia o paciente.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que o THC, ingrediente psicoativo da maconha, não diminui a intensidade da dor, só a torna mais suportável. Exames de ressonância magnética mostraram que, quando usado, o THC reduziu a atividade nas áreas relacionadas aos aspectos emocionais do sofrimento, aliviando dores crônicas como a do nervo ciático, por exemplo.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 12 homens saudáveis que tomaram 15mg de THC ou placebo. Depois, um creme à base de pimenta foi esfregado na pele de alguns para induzir à dor e, em outros, foi usado um creme inofensivo.

O experimento foi feito outras três vezes mudando um fator do teste em cada voluntário, além de ressonâncias magnéticas para registrar como o cérebro se comportava em cada situação. Todos que tomaram as pílulas de THC relataram sentir dor, mas o incômodo dessa dor foi menor quando os pacientes estavam sob o efeito da substância.

— Com o THC as pessoas não relataram nenhuma mudança na sensação de queimadura proporcionada pelo creme, mas essa dor os incomodou menos — disse o médico Michael Lee, coordenador da pesquisa. — A ressonância magnética mostra uma pequena redução nas áreas do cérebros que se relacionam com a sensação de dor, que é o que costumamos ver com drogas como os opiáceos. Em vez disso, a maconha parece afetar prioritariamente a reação emocional à dor de uma forma altamente variável — explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário