Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Agentes penitenciários comemoram dez anos de atividades no RN




Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte celebram, nesta terça-feira (22), dez anos de atividades no Estado. O cargo foi criado em 2002 e, apesar de todas as dificuldades encaradas ao longo desse período, como a falta de estrutura, a categoria tem se fortalecido e buscado melhorias para o sistema penitenciário. Hoje, também é comemorado o Dia do Agente Penitenciário no RN.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, lembra que esta profissão é considerada a segunda mais perigosa do mundo e a primeira mais estressante. “Mesmo assim, isso não tem sido barreira para que diariamente nossos agentes, que somam 904 em todo Estado, esforcem-se e ultrapassem os limites da desvalorização imposta para a categoria”, comenta.

Vilma Batista ressalta que o sistema penitenciário é o setor que menos recebe investimentos e o que mais se encontra sucateado. “Não temos condições mínimas de trabalho e, por isso, devemos tirar o chapéu para esses homens e mulheres que colocam suas vidas em riscos, sem armamentos e proteção, para cuidar de presos de alta periculosidade”, afirma a presidente do Sindasp-RN.

De acordo com Vilma Batista, como foi o próprio Governo Rosalba Ciarlini que instituiu o Dia do Agente Penitenciário, através da Lei Nº 9.505, de 18 de julho de 2011, que a governadora olhe com bons olhos para os agentes. “Se a lei tem como objetivo valorizar nossa categoria, que isso efetivado na prática, pois estamos colaborando com o Governo há muito tempo, sustentando o peso do sistema penitenciário”, ressalta.

O Dia do Agente Penitenciário e o aniversário de dez anos da profissão no RN são celebrados em meio à esperança por soluções. Ainda nesta semana, o Sindasp-RN espera uma nova reunião com a governadora Rosalba Ciarlini para que ela apresente uma resposta concreta sobre o projeto de implantação do subsídio da categoria e a nomeação de novos agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário