Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2011

Termina sem acordo reunião entre comando da PM do Ceará e policiais


Acs PM RN
Terminou sem acordo a reunião entre o comando da Polícia Militar do Ceará e policiais que paralisaram as atividades na quinta-feira (29). Os policiais, representados pelo deputado estadual capitão Wagner e o presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Sabino. Também estiveram presentes a procuradora geral da Justiça Socorro França, e o comandante geral da Polícia Militar, Werileisk Matias.
Os Policiais militares e bombeiros decidiram paralisar atividades em assembleia nesta quinta-feira (29) por reivindicar escala de 40 horas semanais, promoções e reajuste salarial de 80% até o fim de 2015. Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), o cabo Flávio Sabino, pelo menos 800 soldados da companhia já aderiram ao movimento.
Ficou agendado para segunda-feira (2 de janeiro), uma nova reunião entre o comando da PM e os policiais e bombeiros paralisados, em que devem ser ouvidas as reivindicações dos servidores. A categoria avaliou como "negativa" a reunião. "O que o governo prometeu foi uma reunião para segunda-feira. Mas poderia ter sido positiva no sentido da aceitar alguma coisa das reivindicações", disse o deputado capitão Wagner.
A procuradora geral da Justiça Socorro França, que intermediou a reunião, afirmou após a reunião que até a meia noite desta sexta feira será elabaorada a pauta discutida na reunião de agendada para segunda-feira.

Força Nacional chega a Fortaleza
De acordo com a Secretaria de Segurança do Ceará, o comando da Força Nacional de Segurança Pública (FNPS) e parte da tropa já está no Ceará para cuidar da segurança no estado durante a paralisação de parte dos policiais militares. O Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança do Estado não informam a quantidade de membros da tropa da Força Nacional que chegará ao Ceará. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança do Ceará, uma edição extra do Diário Oficial da União circula ainda nesta sexta-feira com a assinatura da presidente Dilma Rousseff com autorização para uso da Força Nacional.

De acordo com o Ministério da Justiça, a FNSP foi criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados e é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais e bombeiros altamente capacitados dos estados, que passam por treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal) em Brasília. Cerca de 7,7 mil agentes de segurança já foram treinados.
O comando da Polícia Militar também estuda usar soldados do Exército para substituir os policiais paralisados. O governo do estado prometeu que poderia anistiar os policiais na reunião agendada para segunda-feira. O estado também defende que o movimento que está ocorrendo em unidades da Polícia Militar do Ceará é inconstitucional e "caracteriza o cometimento de crime militar e infração militar".
Os policiais paralisados estão concentrados da 6ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Bairro Antônio Bezerra, desde o anúncio das paralisações. Eles ocuparam o quartel e passaram a última noite nos corredores e pátios do local. Eles usaram colchonetes para dormir e secaram os pneus dos carros policiais para bloquear a saída e a entrada da sede. O Comando da Polícia Militar de Fortaleza garante que o policiamento da cidade e a segurança das festas de réveillon não vão ser afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário