Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

06-12-2011 *BIOGRAFIA DA CAPELINHA DA SERRA DE VENEZA, ZONA RUAL DE ANTONIO MARTINS/RN.


Por Emídio Sena/ Com informações de Gardênia Oliveira

A capelinha construída no alto da serra da Veneza tem sua historia ligada a passagem do cangaceiro Lampião e seu bando na zona rural do município de Antonio Martins.

Um dos aspectos mais interessantes da história da passagem do bando do cangaceiro Lampião pelo Rio Grande do Norte, entre os dias 10 e 14 de junho de 1927, não aponta apenas para os relatos de lutas, resistências, arroubos de valentia, covardias, ou sobre o alivio em relação à fuga dos cangaceiros. Foi possível encontrar em alguns locais, interessantes situações originadas pelo medo da passagem de Lampião, que geraram manifestações que se perpetuam até hoje.

Comento especificamente sobre uma ermida encontrada no alto de um promontório denominado Serra da Veneza, próximo ao sítio Garrota Morta, na fronteira entre os municípios de Antônio Martins e Pilões. Nesta elevação granítica, que segundo o mapa da SUDENE chega a atingir a altitude de 555 metros, e existe uma capela edificada em razão do medo provocado pela passagem do bando.

Primeiramente havíamos recebido uma informação que este pequeno templo fora erguido pelo fazendeiro Manoel Barreto Leite, conhecido na região como “Seu Leite”, proprietário de um sítio conhecido como Veneza e localizado próximo a esta serra. Esta informação dava conta que todos os anos, a família do proprietário rural mandava rezar uma missa como forma de marcar mais um aniversário da libertação de Barreto do julgo do bando. Tanto a construção da capela como a missa rezada anualmente eram parte de uma promessa que devia ser cumprida pela família Leite.


2 comentários:

  1. vcs vao presta atençao nos poste de energia eletrica caindo no meio da rua vendo a hora cair em cima de alguem por favor poste este comentario pra se toma providencia

    ResponderExcluir
  2. quanta saudade o lugar onde passei toda minha infancia.fui muitas vezes nessa capela.

    ResponderExcluir