Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Força das Mulheres Pau-ferrenses...

Clodoeudes Fernandes de Queiroz in

As mulheres pau-ferrenses no poder!

Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar.

A capacidade e a competência para governar já foi objeto de pesquisa. Em estudo realizado pelas Universidades de Stanford e de Chicago, nos Estados Unidos, as mulheres do Congresso estadunidense são capazes de conseguir mais dinheiro para seus respectivos distritos do que os companheiros de trabalho.

No Brasil, as conquistas são recentes, mas tende a crescer o número de mulheres interessadas em política e, principalmente, dispostas a enfrentar candidaturas. A eleição de uma mulher para Presidente do Brasil demonstra que os eleitores já estão suficientemente esclarecidos e a questão de gênero não é mais barreira.

A política potiguar tem histórico de mulheres que conseguiram galgar posições de destaque. Elegemos pela terceira vez (duas vezes Wilma de Faria e agora Rosalba) uma mulher para governar nosso estado.

Em nossa região é bem significativo o número de municípios que são geridos por mulheres: São Francisco do Oeste (Gildene Barreto), Taboleiro Grande (Maria Miriam), Apodi (Gorete Pinto), Tenente Ananias (Mazé)...

Em Pau dos Ferros já tivemos a candidatura de Maria Rego (derrotada por Leonardo Rego em 2004), tivemos o ensaio da candidatura da médica, Andréa Maia, em 2008 e várias outras mulheres que exerceram e continuam exercendo posições de destaque na cena política municipal.

A força política da mulher pau-ferrense está presente na Câmara de Vereadores. A atual legislatura conta com as Vereadoras: Socorro da 36, Zélia Leite e Itacira Nunes (Bolinha) e o primeiro escalão da administração municipal também tem presença marcante das mulheres.

São inúmeros cargos importantes ocupados por mulheres, dentre os quais, podemos destacar: Francisca Neta (secretaria de educação), Lizete (secretaria de obras), Anailza Queiroz (controladora geral) e Emília Suzana (secretaria de assistência social).

São postos estratégicos que o prefeito Leonardo Rego entregou para estas mulheres comandarem.

São pessoas comprometidas com o trabalho e que contam com a confiança de Leonardo. Por isso mesmo, deve ser encarado com bastante naturalidade que alguns desses nomes sejam considerados como opções viáveis para conquistar, pela primeira vez na história pau-ferrense, a prefeitura.

A hora da verdade se aproxima e quem tiver realmente o que mostrar ao povo é quem deverá ser o escolhido (ou a escolhida) para disputar a eleição vindoura.

Haverá choro e lamento, mas a política é um jogo para quem tem fibra. E alguns definitivamente não têm. Parece que é hereditário...

Coloquem os ouvidos no chão e...

Atentai bem!
Fonte: Politica Pauferrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário