Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MINAS GERAIS - POLÍCIA MILITAR DA CIDADE DE LUZ, CENTRO OESTE DE MINAS, CRIA NOVA MODALIDADE DE POLICIAMENTO PREVENTIVO

FICHA INFORMATIVA - Reproduzido de: Blog da Renata - Publicação:18/04/2011 - Imagem: Montagem sobre imagens do arquivo TOXINA
Leia a Matéria Completa no Site de Origem: Clique Aqui

Um dos maiores desafios do Brasil, é o combate a condutas criminosas, ao crime organizado, mormente o tráfico de drogas. Esta modalidade delituosa é o ponto de equilíbrio em que gravita diversos outros crimes, tais como: Homicídio, furto, roubo, latrocínio, receptação, agressão, dentre outros.

A Polícia Militar, com a publicação do decreto 667, de 02 de julho de 1969, o qual foi recepcionado pela Carta Magna, passou a ser a responsável pela manutenção da Ordem Pública. Os Art. 144, da CR, Art. 133 da CE, o Art. 6º da Lei Delegada 56, ratificam essa nobre função da PMMG, nos conduzindo cada vez mais para o contado social.

Diversos documentos, “interna corporis”, têm conduzido o Policial Militar a se relacionar com cidadão, de forma a praticar a doutrina dos Direitos Humanos e da Polícia Comunitária. Hoje em dia, a Polícia Militar, os demais órgãos governamentais, e o cidadão fecham o ciclo da defesa social.

Nesse diapasão, há necessidade de cada dia buscarmos formas de nos aproximar do cidadão, visando diagnosticar os delitos, e combatê-los. O Policial Militar deve estar próximo do cidadão a ponto sentir suas angústias, suas aflições, pois, seus problemas pessoais, de certa forma em algum momento pode se tornar um problema para o Estado, haja vista, a possibilidade desses problemas pessoais se transformarem em algum delito.

Nesse sentido, devemos cumprir nosso papel constitucional, antecipando-nos ao delito. Para isso o Policial Militar deve estar diuturnamente interagindo com as pessoas do seu local de policiamento, em especial no sub setor onde ele presta serviço. Todos na comunidade devem conhecer os policiais militares responsáveis por seu bairro, sua rua. Os policiais militares dos Sub setores devem ser referência, onde o cidadão vai buscar guarida, buscar informação, e tentar solucionar seus problemas.

Diante do Exposto, a partir desta data, 30/03/2011, cria-se no setor do 2º/107ª/7ºBPM, a PATRULHA DE VISITA DOMICILIAR, DIAGNOSTICO DO PROBLEMA E PREVEÇÃO CRIMINAL.

Os militares componentes da patrulha tem como missão visitar famílias no município, zona urbana e rural, visando identificar possível problema pessoal ou familiar que possam vir a se tornar um delito no futuro. Os Policias Militares durante a visita dentificam no imóvel pontos vulneráveis que possam tornar a família alvo de algum delito. Buscam informações de segurança pública daquela Localidade, Rua ou Bairro. Ao final distribuem dicas PM àquela família, passando orientações diversas que possam evitar o acontecimento de crimes ou contravenções, bem como orientam as pessoas a se prevenirem contra delinqüentes que possam atuar naquela casa.

Durante a visita os Policiais Militares verificam:
1) As condições de trancas nas portas e janelas, portões, ou sua falta;
2) Altura dos muros, ou sua ausência;
3) Se existe cerca elétrica, monitoramento de vídeo;
Durante a entrevista com a família, identificar os seguintes problemas:
4) Hábito com o veículo;
5) Pessoas dependentes química e alcoólatra;
6) Agressões e desarmonia familiar;
7) Necessidades básicas com alimentação e remédios;
8) Histórico de pessoas da família com passagens pela polícia;
9) Prostituição Infantil;
10) Hábito quando não tem ninguém em casa (se deixam luz acesa ou avisam os vizinhos)
11) Outros que possam contribuir para a segurança pública.

Ao final da visita os Policiais Militares, adotão as seguintes posturas:
a) Realizam as orientações necessárias, com a distribuição de discas PM;
b) Registrão em BOS ao Cmt de PEL os fatos de interesse da segurança pública, em casos especiais, o registro será a autoridades, com competência para a solução do problema, em especial a assistente social e conselho tutelar dentre outras.

Com essas ações o policiamento tem cidade busca a cada dia tornar Minas o melhor estado para se viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário