Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ex-prefeito Iramar Oliveira, fala pela ‘primeira vez’ sobre cenário político de Marcelino Vieira


O ex-prefeito Iramar Oliveira(PR), foi gestor de Marcelino Vieira durante oito anos(2001 – 2008), período que realizou muitas obras que geraram benefícios ao povo vieirense. Destacou como principal feito durante sua gestão o investimento no setor habitacional. Nas áreas da saúde, educação e esporte também realizou muitas obras.

Sobre o cenário político, Iramar afirmou que não existe rompimento com o atual prefeito Dr. Ferrari, ‘são apenas boatos criados por pessoas que desejam nos prejudicar’. Sobre 2012, o grupo político é que irá decidir o seu representante, mas antes, será realizada uma pesquisa para avaliar a popularidade dos candidatos.

Nas eleições de 2010, o prefeito Ferrari apoio os candidatos mais votados de Marcelino Vieira, Iramar disse que não teve envolvimento e muito menos confronto entre eles, até porque fazem parte do mesmo grupo político.

Sobre a possibilidade de não poder ser candidato em 2012, devido seu nome está incluído na lista do TCE, o ex-prefeito disse que não existe nenhuma ação que possa impedir a sua candidatura a prefeito em Marcelino vieira ou em qualquer outro município que tenha domicilio.

Saiba mais sobre a matéria, conferindo na íntegra a entrevista concedida por Iramar Oliveira ao Blog dos Tubiba.

Blog dos Tubiba - Na sua gestão, quais foram seus grandes feitos a favor de Marcelino Vieira?

Iramar Oliveira - Podemos destacar muitos feitos, um muito importante é a questão da habitação. Quando eu recebi o município de Marcelino em 2001, nós tínhamos 914 imóveis, incluindo igrejas, colégios, prédios comerciais e residências. Mandei cadastrar todos os imóveis urbanos, entre residenciais e comerciais. Durante a minha gestão eu construí 520 casas em Marcelino vieira, senti a necessidade e consegui pavimentar praticamente 100% de toda a cidade. Fiz o conjunto Edilton Fernandes, Eliona Paiva e Alexandre Nonato. Somente o conjunto Edilton que não deixei 100% pavimentado, mas, deixei o dinheiro através de convênio do Governo Federal já em conta para que fosse feito na gestão de Dr. Ferrari. Na educação, construí uma grande escola, que foi a Edilton Fernandes, 2 ginásios de esporte e 3 quadras poliesportivas. Durante minha gestão, estalei um laboratório de informática na Edilton Fernandes, uma escola que foi dotada nos padrões modernos, com quadra esportiva. Reconstruí a escola Alexandre Nonato, também fiz a reforma da escola Raquel Silva, construindo mais quatro salas de aula. Consegui levar para Marcelino Vieira, numa disputa com 58 municípios do estado, de médio e grande porte, a implantação de um pólo da Universidade Federal. Com o objetivo de dar oportunidade a toda à população de Marcelino vieira e de outras regiões. Os cursos disponíveis são Matemática, Espanhol, História, Geografia e Pedagogia. Construí a Praça do Reencontro, que foi reformada, e a Praça João Damião com recurso próprio. Tomei posse no dia 01 de janeiro 2001, e quando tomava posse no pátio da Prefeitura já tinha uma equipe de 20 homens trabalhando fazendo esgotamento sanitário com recurso próprio. Então, eu passei oito anos trabalhando por Marcelino Vieira e melhorando as estradas da cidade mesmo nos períodos invernosos. Na saúde, construí postos de saúde, ampliei os postos de saúde da zona rural, ampliei a maternidade, fiz o centro de saúde ‘Dona Laura’, hoje é um centro de saúde moderno, foi o primeiro a ser climatizado na região. Um grande feito também foi à eletrificação da zona rural, quando tomei posse, o município contava com apenas 34% dessa iluminação. E eu como coordenador do projeto “Luz para todos” consegui implantar energia em toda zona rural. Nós tínhamos 12% de água saneada na zona rural, eu deixei com 93 % e os que não têm água saneada construímos as cisternas. Hoje podemos dizer que temos infraestruturar. Tive um mandato com muitos feitos, e continuo com assistência ao povo vieirense.

Blog dos Tubiba - Quais os motivos do rompimento político e administrativo com seu sucessor, o prefeito Dr. Ferrari?

Iramar Oliveira - Na verdade nunca ouve rompimento, estamos unidos, fazemos parte de um grupo político, e é esse grupo que vai dar as diretrizes das eleições futuras. Ferrari foi nosso candidato com o apoio do grupo, como será a escolha agora, como foi também em 2004, aonde coloquei meu nome para analisar e para saber se eu tinha realmente a condição de permanecer, mesmo com direito a reeleição, nunca foi omissão a minha candidatura e nunca será. Eu posso ser candidato e posso não ser. Posso apoiar Ferrari e posso ser apoiado por Ferrari também. Vai depender do grupo e do povo de Marcelino vieira, vamos fazer uma pesquisa e a partir da decisão do povo, o grupo vai se reunir e decidir o seu candidato, nosso grupo é muito forte, temos sete vereadores. Então é necessário que o grupo decida qual o futuro da próxima eleição. Deixei meu mandato com 80% de aprovação, e consegue transferir isso pra Ferrari ser eleito prefeito.

Blog dos Tubiba - Mas, tanto o senhor como Ferrari tem intenções de ser candidato?

Iramar Oliveira - Até agora ele não tem externado essa intenção, como eu também. Ainda não disse nada a respeito. Deixo claro que a entrevista de ‘primeira mão’ é essa que estou dando sobre a situação política de Marcelino vieira e comportamento político do município é esse.

Blog dos Tubiba - Por Ferrari ter apoiado os candidatos mais votados nas eleições de 2010 em Marcelino Vieira, o senhor acha que isso pode ser uma vantagem para a escolha do nome dele para pleito de 2012?

Iramar Oliveira - Ouve uma eleição em 2010, para governo do estado, o resultado dos candidatos apoiados por Ferrari foram superiores aos meus. Deixo claro que em momento algum em vi essa campanha de governo como uma disputa, tanto que muita gente achou que havia um rompimento e que nós estávamos disputando quem seria o candidato mais votado. As casas que visitei que era votos de Ferrari, em nenhum momento pedir para não votar. Até porque eu quero muito bem a Dr. Pio, João Maia que é presidente do meu partido. Então, eu não podia em momento algum chegar e dizer que não voltassem porque Dr. Pio e João maia não seria digno dos votos. O deputado Raimundo Fernandes muito fez por Marcelino vieira, todas as obras de 1985 que vieram do governo do estado tiveram a articulação dele. Ai surgiu essa questão de Dr. Pio ser candidato, ele é filho de Marcelino vieira, tem 23 anos que atende o povo vieirense. Dessa forma, independente de apoio meu ou de Ferrari ele tinha apoio do povo, pois em toda casa que eu passei, o voto era o de Dr. Pio. Então, não ouve uma disputa, não ouve diferença nenhuma, em momento algum nessa campanha eu me comportei como concorrente de Ferrari.

Blog dos Tubiba - Há boatos em Marcelino Vieira que o senhor não pode ser candidato em 2012, isso é verdade?

Iramar Oliveira - O Tribunal de Contas do Estado divulgou na eleição passada a lista que constava nome dos 167 municípios, sem exceção. Essa relação referente ao ‘Ficha Suja’ consta meu nome em duas prestações de conta, na de 2000 e na de 2002. Primeiro na de 2000, não adianta nem eu responder por que eu não era prefeito, fui gestor a parti de 2001. Então, não passou de um equívoco do Tribunal de contas e até de ser passiva a ação contra o TCE de divulgar uma forma erronia dessas. Que consta o de Dr. Pio, Zé Júlio e 90% dos candidatos a deputados que já foram prefeitos. O tribunal tem essa lista dos municípios como negligência, não existe, não tenho nenhuma condenação em nível de tribunal, a prestação de conta minha de 2008 foi aprovada agora recentemente pelo tribunal, então não existe nenhuma ação que possa impedir que eu seja candidato a prefeito em Marcelino vieira e qualquer outro município que eu tenho domicilio. E como já tinha externado no início, posso ser candidato com a decisão do povo e do grupo.

Blog dos Tubiba - Uma matéria publicada por um blog da região mostra o depoimento de um médico sobre o caos na administração da saúde em Marcelino, como o senhor ver essa situação?

Iramar Oliveira - Eu não posso falar a respeito disso com propriedade, porque não sei até onde ouve essa prestação de serviço, se ele deixou de receber ou se recebeu. Eu não sei até que ponto procede. Se ele deu essa declaração, ele deve ter munição jurídica para arcar com alguma ação se por ventura não for verídico e o município venha a juizado sobre isso.

Blog dos Tubiba - Sabemos do seu carinho pelos vieirenses, gostaria de deixar uma mensagem para seu povo?

Iramar Oliveira - Ao povo de Marcelino Veira a minha mensagem é permanente, mensagem de carinho, de apreço, de afeição com o povo daquela cidade. Porque é uma cidade que me adotou quando ainda era bem novo, vim residir no município com pouco tempo de casado aos 19 anos de idade. Fui morar em Marcelino vieira pra fazer uma campanha política já para Edilton Fernandes meu sogro, isso em 1986. Fui morar lá em 1987, e a partir daí formei um vinculo muito grande com Marcelino vieira, sendo outorgado pela câmara em 1989 cidadão vieirense, pelos serviços prestados que eu já fazia a Marcelino através do cartório de Pau dos Ferros e eu já comecei a ter um carinho especial pela cidade. Então, nada mais justo a receptividade que o povo tem dado a mim. Sempre fui bem acolhido em Marcelino vieira, fui bem sucedido, nunca perdi uma campanha, a única diferença foi nessa eleição de 2010, aonde não ouve um envolvimento. Quero deixar meu apreço, pois mesmo não estando em meu mandato eu continuo com a mesma força, determinação, com a mesma coragem, eu tenho conversado com Ferrari e procuro sempre dar orientação pela experiência que tenho. Então, estou à disposição para sempre unirmos os ‘braços’ a favor de nossa cidade.


Nota do Editor: Quero agradecer ao primo Iramar, pela recepção em sua casa e pela gentileza em conceder essa entrevista ao Blog, pois fomos os primeiros a receber essas informações sobre o 'verdadeiro' cenário político de Marcelino Vieira. Muito obrigado!
Fonte: os tubibas

Nenhum comentário:

Postar um comentário