Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CURIOSIDADE - DESFILE DO 2º BPM EM MOSSORÓ




Fotos: Cedidas
Raras e históricas imagens de um desfile de 30 de setembro, realizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar no Centro Comercial de Mossoró.

Acredito que, muito provavelmente, as imagens datem do ano de 1976 ou 1977, baseado em duas particularidades. A primeira é o título do filme em cartaz no Cine Pax, que exibia na época o filme Terremoto, lançado em 1974 e estrelado por Charlton Heston e Ava Gardner. Os lançamentos dos filmes chegavam à cidade com bastante atraso, depois de passarem por todo circuito nacional de cinemas e após exibição na Capital do Estado. A outra particularidade é a cor do uniforme. Até o ano de 1975, a PMRN utilizava o fardamento na cor caqui e aqui os policiais já aparecem com o tradicional azul petróleo. Outro detalhe na foto é que na esquina ao lado do Cine Pax ainda não existia o prédio da Loja Riachuelo.

Até o início dos anos 80, os desfiles de 7 de setembro, que comemoram a independência do Brasil e os desfiles de 30 de Setembro, que comemoram a Abolição da Escravatura na cidade de Mossoró, eram realizados na Rua Coronel Gurgel, no Centro da Cidade.

Na segunda foto, em destaque a frota de veículos do 2º BPM. Em primeiro plano as viaturas do Grupamento de Bombeiros seguidas por dois veículos de transporte de tropa e as viaturas do Rádio Patrulhamento, que na época tinha sua frota composta basicamente por fuscas e veraneios camburões.
.
ADIÇÃO AO TEXTO: Conforme foi prontamente corrigido pelo Historiador da PM, Coronel Angelo, sempre colaborando com o Blog TOXINA, a data do desfile nas imagens acima deve se referir a um 30 de setembro. Naquela época a PM só possuía uma Escada Magirus (segundo veículo em destaque na foto 2) e se fosse um desfile de 7 de setembro obviamente a escada estaria participando do desfile em Natal, na capital. Como o 30 de setembro é uma data muito importante para Mossoró, deduz-se que o veículo com a Escada veio de Natal para participar das comemorações.
.
A Escada Magirus chegou a Natal no ano de 1974, portanto nos anos próximos seguintes ainda era uma tremenda novidade aquela "máquina" alemã.

Fonte: Toxina

Nenhum comentário:

Postar um comentário