Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Trabalho tem apresentado bons resultados no combate a dengue






Através de várias formas de atuação, a cidade de Pau dos Ferros tem obtido grande sucesso no combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. O trabalho coordenado pela Secretária de Saúde do Município tem tratado a questão com a seriedade e atenção necessária.

Segundo o Secretário de Saúde do município, Fabrício Torquato, toda a equipe tem dedicado atenção especial ao combate a dengue. Ainda de acordo com Fabrício, esse esforço tem surtido efeito positivo. Prova disto, é que no ano de 2009, a cidade não registrou nenhum caso da doença. “Sem dúvidas, são números que merecem destaque. Prova do zelo dedicado a esse assunto”, frisou o Secretário.

No ano de 2010, de acordo a Coordenadora de Vigilância e Saúde, Karla Queiroz, houve aumento de casos em comparação com 2009, fato visto em todo o Estado. Alguns casos continuam sob consulta, porém, muitos são negativos. Quando o caso é diagnosticado como positivo, intensifica-se o trabalho naquela área.

No ano de 2010, algumas ações, que não foram utilizadas em 2009, passaram a ser implementadas. Entre as atividades está à utilização do carro fumacê, que percorrendo as ruas da cidade, elimina os mosquitos transmissores. Semelhante ao carro fumacê, existe um aparelho móvel, que permite que os Agentes entrem nas residências combatendo não apenas os mosquitos, mas também as larvas.

Além do combate ao mosquito, outro trabalho ininterrupto realizado pela Secretaria são as visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes de Controles de Endemias. Eles realizam monitoramento dos reservatórios de água, aplicando o inseticida. Além de instruir as pessoas das melhores práticas de prevenção à doença.

De acordo com Karla Queiroz, não é necessário apenas realizar o combate ao mosquito, é preciso prevenir a sua reprodução. Neste sentido, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio ambiente, tem realizado constantes ações educativas, orientando a população a melhor forma de combater a proliferação dos mosquitos.

Os casos, apesar de poucos, devem servir de alerta a população, informou Fabrício. Afinal, as chuvas neste ano foram poucas e há vários meses que não chove, o que representa que a reprodução do mosquito vem acontecendo devido ao pouco cuidado da população, em combater os possíveis locais de reprodução dentro de casas. Dos casos já registrados, a grande maioria está localizada nos bairros São Benedito e Manoel Deodato.

A Secretaria continua realizando o seu trabalho de combate e prevenção a dengue, assim como, no auxilio daqueles que, por ventura, venham a se contaminar. Porém, convoca todos a participares, de forma mais direta, no combate ao mosquito de forma preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário