Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Chile: pela primeira vez, mineiros falam pelo telefone com familiares


Os mineiros presos em uma mina no norte do Chile por mais de três semanas tiveram neste domingo o primeiro contato telefônico direto com seus familiares.

Parentes dos 33 mineiros presos fizeram filas para usar uma cabine especial de telefone. Cada um teve cerca de um minuto para conversar com os familiares.

Psicólogos que acompanham os trabalhadores presos desde o dia 5 na mina San José, no deserto do Atacama, pediram para os parentes dos mineiros que passassem mensagens otimistas.

O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, confirmou que o resgate dos mineiros deve durar entre três e quatro meses.

O início das operações de perfuração de um túnel que permitirá o resgate está marcado para ser iniciado nesta segunda-feira.

imos 'fortalecidos'

O ministro da Saúde, Jaime Manalich, disse que os ânimos dos mineiros presos foi "fortalecido" graças aos telefonemas com os parentes.

Cada mineiro pode falar com um familiar por um período de um minuto.

"Foi muito emocionante ouvir a voz dele, forte e nítida, ele está animado. Mas foi uma das conversas mais curtas da minha vida", disse à BBC Antenor Barrios, pai do mineiro Carlos.

"Sinto felicidade, não dá para explicar...que felicidade depois de tanta espera e angústia", disse Maria Segovia, uma da irmãs de Dario.

Carola Narvaez, esposa de Raul, afirmou que seu marido se mostrou bem disposto e que os psicólogos aconselharam a ela e outros familiares a permanecerem calmos e não parecer tão emocionados durante as rápidas conversas.

Até agora, a troca de informações entre os mineiros e seus familiares vinha sendo feitas apenas através de cartas e alguns vídeos. Os mineiros estão soterrados há 24 dias.

Os contatos em tempo real foram feitos graças a um cabo telefônico enviado através de um dos três tubos introduzidos da superfície e que chegam até o espaço a 700 m de profundidade em que se encontram confinados os mineiros.

A linha foi recebida pelos mineiros e posta em funcionamento uma hora depois.

Perfuração

A máquina perfuradora de 30 toneladas, a Strata 950, que abrirá o buraco para o resgate, já está montada em cima do abrigo onde estão os mineiros, segundo e enviada especial da BBC à mina de San José Valeria Perasso.

Mas, ainda falta a chegada de uma parte do motor, que está na Alemanha e o transporte desta peça é demorado.

Golborne admitiu que o início das operações da perfuradora sofreu um atraso de pelo menos 12 horas.

"A instalação da máquina (perfuradora) foi completada, ela foi montada e esperamos começar a perfuração amanhã (segunda-feira)", explicou o ministro.

A máquina deverá perfurar um túnel que terá entre 60 e 70 centímetros de diâmetro e que deve percorrer os quase 700 metros de distância entre a superfície e o abrigo onde estão os 33 trabalhadores presos desde o dia 5 de agosto. Os trabalhadores então seriam levados um a um em um cesto para a superfície.

Tédio

O governo do Chile decidiu enviar aos 33 trabalhadores novos instrumentos para aliviar o tédio: videogames, DVDs e tocadores de música em MP3 para entretê-los e mantê-los com o moral elevado.

A lista de objetos que os mineiros receberão nos próximos dias é bastante ampla, e vai desde consoles de PlayStation e projetores de filmes a meias com fios de cobre que protegem contra infecções de fungos e bactérias.

As autoridades acreditam que o envio dos produtos poderá ser um método para que os mineiros lutem contra sintomas de depressão ou moral baixo.

Na sexta-feira, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, afirmou que cinco dos 33 mineiros apresentavam sinais de depressão. No sábado, porém, Mañalich afirmou que os sinais de depressão entre os cinco haviam diminuído.

Golborne confirmou que os engenheiros estão trabalhando para ampliar o diâmetro do terceiro túnel vertical de acesso pelo qual se enviam os objetos aos mineiros, dos atuais 10,2 centímetros para 30,5 centímetros, para que se possa baixar à mina objetos maiores.

Neste momento existem três sondas em operação para o envio de produtos básicos - uma para oxigênio e as outras duas para alimentos, remédios, produtos de higiene pessoal e mudas de roupa.

Sobrevivência

Os mineiros estão presos desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel da mina ruiu. Eles conseguiram se abrigar em um refúgio, com acesso limitado a água e comida, a quase 700 metros de profundidade.

A sobrevivência dos 33 mineiros só foi descoberta mais de duas semanas após o acidente, quando uma sonda chegou ao local onde eles estavam e voltou com um bilhete dos trabalhadores.

Segundo o correspondente da BBC James Reynolds, que está na entrada da mina San José, os parentes dos mineiros foram convocados a escrever mensagens aos seus familiares presos com a maior frequência possível, numa tentativa de manter seus ânimos em alta até o resgate.

Os mineiros também foram orientados a seguir um programa especial de exercícios e recreação nesse período para mantê-los fisicamente e mentalmente preparados para a longa espera.

Eles também receberam instruções para usar luzes para diferenciar o dia e a noite.

Na próxima semana, médicos da Nasa, a agência espacial americana, especialistas em manter astronautas com boa saúde durante longas missões em espaços confinados, devem chegar ao Chile para ajudar os médicos que acompanham os mineiros
msn noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário