Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pau dos Ferros é referência no combate à raiva humana

Agentes de Endemias: equipe tem trabalho elogiado na captura dos morcegos

Morcego capturado recebendo a pasta vampiricida


Em parceria com vários órgãos, a exemplo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado um trabalho ostensivo no combate e prevenção ao contágio do vírus da raiva humana no município de Pau dos Ferros.
Após a confirmação que duas crianças que sofreram um incidente com um morcego no Bairro João XXIII, zona norte do município, a Secretaria Municipal de Saúde prestou total assistências às crianças. Foram disponibilizados exames, a soroterapia e a vacina anti-rábica, além de consulta com especialistas em Pau dos Ferros e também na capital do Estado. “Essas crianças receberam toda a tratamento necessária, e hoje encontram-se perfeitas e sem nenhuma sequela ou perigo de vida” comemora o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.
Além do trabalho de assistência a essas vítimas, os Agentes de Controle de Endemias de Pau dos Ferros, passaram por uma série de treinamentos, além de tomarem o esquema de vacina para pré-exposição. Isso possibilitou que eles pudessem realizar a captura dos morcegos hematófagos (espécie que se alimenta com sangue), sem estarem expostos a nenhum risco.
Os trabalhos com os morcegos hematófagos, começou há cerca de três semanas, neste meio tempo, cerca de 10 morcegos desta espécie foram capturados. “Quando os Agentes capturam um destes morcegos, eles aplicam uma pasta vampiricida, que é um anti-coagulante, o que causa uma hemorragia nos morcegos”, informa Veterinário do IDIARN, Regiberto Faustino.
Ele complementa, informando que o efeito não acontece apenas no animal capturado. “Como ele é novamente solto, os animais retornam a colônia, e como mantêm contato por via oral, eles contaminam os demais animais”, complementou o veterinário.
Segundo Regiberto, não é possível afirmar, ainda, se que há uma superpopulação de morcegos não hematófagos. Segundo ele, essa afirmação, será feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA e por outros órgãos responsáveis, que já estudam o caso.
Ainda de acordo com Regiberto, o trabalho de captura tem acontecido de forma mais tranqüila, pois a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros tem oferecido as melhores condições de trabalho possíveis. “Dispomos de excelente material para prevenção de acidentes, além de veículos novos e abastecidos, funcionários estimulados e totalmente à disposição desta operação” destacou.
Como o trabalho se estende durante toda a madrugada, a Prefeitura tem oferecido inclusive alimentação aos que realizam o trabalho de captura. “Confesso que fiquei admirado com essa atitude, pois há municípios que não nos auxiliam em nada. Uma situação totalmente inversa a de Pau dos Ferros. Essa disponibilidade da administração mostra a preocupação com a comunidade” afirmou Regiberto.
A cidade de Pau dos Ferros é o único município que possui funcionários capacitados para realizar a captura. “Quero enfatizar o empenho e a vontade de ajudar dos Agentes. O município está de parabéns por sua equipe. O sucesso neste trabalho de combate aos morcegos, se deve, principalmente, aos Agentes de Controle de Endemias de Pau dos Ferros. Faço questão de destacar isso”, afirmou Regiberto Faustino.
Outro grupo que foi capacitado para lidar com os possíveis casos da raiva, foram os Agentes Comunitários de Saúde. Eles estão orientando a população, no seu contato direto com a comunidade, de como lidar em situações, onde haja contato com morcegos.
O secretário Fabrício reforça a orientação que vem sendo dada à população. Caso seja encontrado algum morcego caído dentro ou próximo a sua casa, deve-se colocar um pano molhado sobre ele (para evitar a fuga), e avisar a Secretaria de Saúde, através do número 3351-2505. Deve-se, também, procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar esquema de prevenção de acordo com a necessidade.
Desta forma, aplicando todo um trabalho de prevenção, a população não corre nenhum risco em relação à transmissão da raiva. “Estamos empenhados, para que a população esteja livre de qualquer perigo, e acima de tudo, possa ter saúde e qualidade de vida” destacou o Prefeito Leonardo Rego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário