Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Confira quem pode tomar o lugar do Morumbi na Copa


O Morumbi está fora da Copa de 2014, no Brasil. Com o veto, a cidade de São Paulo tem nada menos do que cinco opções de estádio – novos ou reformados – para o Mundial, do bairro de Pirituba, na Zona Oeste da capital, à vizinha Guarulhos, em terreno próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica.

A morte anunciada do Morumbi começou a se desenhar em abril, quando o “O Estado de S. Paulo” informou que a Fifa havia reprovado os projetos do São Paulo. Na semana passada, o LANCENET! confirmou que o anúncio seria feito nesta quarta.

O plano B passou a ser a construção de uma nova arena, com capacidade para até 65 mil pessoas e dentro de um polo esportivo e cultural, em Pirituba . O terreno tem 5 milhões de metros quadrados e o projeto está orçado em R$ 1 bilhão – com dinheiro público e da iniciativa privada. O problema, além do custo, é que levará até três anos para ser finalizado e o distrito de Pirituba, afastado, carece de infraestrutura.

Outro projeto, ainda embrionário, mas com boas chances de sucesso porque, segundo o LANCENET! apurou, já tem o apoio do presidente Lula, é a construção de uma arena pela Odebrecht com a participação da Traffic na comercialização (naming rights, camarotes, cativas, restaurantes, estacionamento etc).

Ainda não tem local definido, mas poderá ser no terreno ocupado hoje pelo Playcenter, na beira da Marginal Tietê. A obra seria tocada pela iniciativa privada com empréstimos de organismos federais, como o BNDES. Depois, a arena passaria a ser utilizada pelo Corinthians, parceiro de peso na exploração comercial.

Outras opções são o Pacaembu, com proposta de reforma de R$ 250 milhões, e o Palestra Itália, colocado à disposição pelo Palmeiras e pela WTorre . A reforma deste começará em agosto e será concluída em 2012, dois anos antes do Mundial. Os dois estádios, porém, terão capacidade para 45 mil pessoas, 20 mil a menos do que a Fifa exige para a abertura.

A quinta opção de estádio, o de Guarulhos, bancado pelo banco Banif e oferecido ao Corinthians, deve ser descartado pelo clube em julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário