Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vulcão da Islândia ameaça com uma nova nuvem de cinzas


O plano era reabrir hoje o espaço aéreo europeu após seis dias de caos. Mas o vulcão na Islândia voltou a lançar uma nuvem de incerteza no ar. Na Inglaterra, Polônia e Finlândia, as aeronaves estão nos pátios.O espaço aéreo na Europa começa a ser reaberto aos poucos. Pela primeira vez desde quinta-feira passada, um avião fez a rota Paris-Nova York. Aeroportos na Bélgica, Suíça e Itália já operam com metade da capacidade.

No céu, a coluna de fumaça diminuiu. Mas o vulcão continua a espalhar cinzas no ar em direção à Europa.

Na base da montanha, sensores registraram fortes tremores de terra. Na boca do vulcão, a lava começou a aparecer. Para os cientistas, é um mau sinal. Da última vez que isso aconteceu, há 200 anos, outro vulcão, o mais perigoso da Islândia, o Katla, também entrou em erupção por dois anos.

Por hora, com a diminuição das cinzas no ar, a esperança é a de que os ventos ajudem a dissipar um pouco a nuvem gigante que se formou sobre a Europa e que parou os aeroportos do continente.

A Casa Branca prometeu ajuda. O governo britânico enviou navios de guerra. O da Alemanha, aviões. São os países tentando trazer de volta os "exilados do vulcão".

Já os ministros dos transportes dos países da União Europeia se reuniram e concordaram em diminuir as restrições no espaço aéreo do continente a partir de hoje.

A Europa será dividida em três zonas - a mais próxima ao vulcão permanecerá com tráfego proibido. A segunda terá restrições parciais. Na terceira, livre de fumaça, os voos serão retomados na totalidade.

Espera-se que entre 40% e 45% dos voos de hoje sejam confirmados contra apenas 30% de ontem. Enquanto na maior parte da Europa muita gente tenta voltar para casa, na Islândia, os vizinhos do vulcão precisam sair delas.

A nuvem de cinzas cobre os vilarejos e transforma o dia em noite em uma cena assustadora. Na estrada, a visibilidade é quase zero. Mas a poucos quilômetros dali, o céu está claro.
Contrastes na ilha de gelo que vive agora sob a lei do fogo.

A paisagem na Islândia normalmente de montanhas cobertas de neve. Mas a atividade vulcânica criou imagens impressionantes. Depois de três dias de atividade vulcânica, a maior montanha mudou de cor.

Caos no Brasil

No Brasil, ontem as companhias aéreas cancelaram pelo menos 14 voos que partiriam para a Europa. Dos quatro voos previstos para pousar hoje de madrugada no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, dois foram cancelados - os dois vinham de Paris.

Ontem à noite, em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos começou a registrar partidas e chegadas da Europa.

A Infraero diz que aguarda informações das companhias aéreas sobre outras chegadas e partidas nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário