Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mais de cem pessoas participavam de esquema desarticulado pela PF


O esquema de fraudes no seguro-desemprego, desarticulado nesta quarta-feira (21) pela Polícia Federal, contava com a participação de mais de cem pessoas em todo o estado. A Operação São Caetano, santo protetor dos desempregados, resultou na prisão de 12 pessoas e no cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão. Além disso, o superintendente da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, delegado Marcelo Mosele, explicou que 21 pessoas foram conduzidas coercitivamente. “Elas foram trazidas até aqui para averiguação e, depois são liberadas”, conta. De acordo com o delegado, o esquema gerou prejuízos na ordem de R$ 2,5 milhões, valores que ainda poderão aumentar no decorrer das investigações.

“Foram identificadas seis quadrilhas diferentes, atuando da mesma forma. Eles criavam empresas de fachada ou fantasma, contratavam pessoas e depois demitiam. Quando essas pessoas recebiam o seguro desemprego, rachavam com os líderes das quadrilhas”, informou. As fraudes vinham sendo investigadas pela Polícia Federal desde janeiro de 2008 e eram comandadas por contabilistas e contadores, segundo o superintendente da PF. No total, 140 empresas foram criadas para atuar no esquema. “A maioria com CNPJ falso”, ressaltou o delegado Mosele.

A Operação São Caetano foi desencadeada em quatro cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró, São Gonçalo e Guamaré. A investigação policial teve início em janeiro de 2008 e foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Trabalho em Natal. De acordo com a presidente do inquérito, delegada Adriana Araújo Correia, foram apreendidos vários computadores e documentos referentes à seguro-desemprego.
Fonte: nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário